segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Tendência importada dos Estados Unidos, os bairros planejados desembarcaram no Brasil em São Paulo e depois chegaram à cidade do Rio de Janeiro, sobretudo na Barra da Tijuca e agora também em Maricá.

Tendência importada dos Estados Unidos, os bairros planejados desembarcaram no Brasil em São Paulo e depois chegaram à cidade do Rio de Janeiro, sobretudo na Barra da Tijuca. Agora, este tipo de empreendimento está tomando conta de todo o Estado. São projetos e lançamentos em São Gonçalo, Maricá, Itaboraí, Rio das Ostras e outras cidades fluminenses. São empreendimentos que unem apartamentos residenciais, salas e lojas comerciais e áreas de lazer com segurança particular. Em comum entre as empresas que estão investindo, a perspectiva otimista em relação ao desenvolvimento econômico do Estado alavancado pela indústria do petróleo e gás. A expectativa é que a mão de obra que trabalhará no Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj), em Itaboraí, que tem previsão para entrar em funcionamento em 2014, se espalhe pelas cidades vizinhas.
A AlphaVille Urbanismo lançou no ano passado o Terras Alpha, em Inoã, distrito de Maricá. O gerente comercial da empresa, Carlos Paes Leme, explica que o local já está recebendo muitos trabalhadores de empresas que estão ligadas ao setor do petróleo e gás e que se instalarão na região pela proximidade do polo petroquímico.
“A gente já atendeu muitos funcionários da Petrobras, e outras empresas, interessados em adquirir um terreno, percebendo que serão transferidos e pensando na perspectiva de morar na região”, conta.
Para o diretor comercial da Patrimóvel-Niterói, Bruno Serpa Pinto, o lançamento de projetos de bairros planejados em cidades menores acaba se tornando uma ótima oportunidade para estes municípios. Segundo ele, outra vantagem é que o crescimento já ocorre de forma ordenada, evitando problemas de infraestrutura no futuro.
“Estes empreendimentos são construídos com base em estudos de tráfego, movimentação, infraestrutura completa e planejamento para o futuro, evitando que a região se desenvolva pensando apenas de forma imediatista”, opina.
De acordo com o presidente da Rubem Vasconcelos Imóveis, Rubem Vasconcelos, a construção de bairros completos é uma tendência do mercado imobiliário, oferecendo além de moradia, segurança e opções de lazer. Ele explica que no caso de São Gonçalo são os próprios moradores da cidade que estão comprando novas unidades e trocando para imóveis mais novos.
“Ninguém mais quer morar em um conjunto habitacional. As pessoas querem melhorar de vida e o mercado está oferecendo isso, estimulando os moradores a se mudarem para um apartamento moderno”, afirma Vasconcelos.

Empreendimentos prezam qualidade de vida

O Terras Alpha Maricá ocupará uma área de 398 mil metros quadrados, somando 612 lotes residenciais com área mínima de 360 metros quadrados cada. Também haverá uma área comercial dentro do condomínio, com 24 mil metros quadrados. O empreendimento está sendo vendido através de lotes, que têm parcelas de R$ 1,5 mil para 360 metros quadrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário